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Os moradores da cidade já podem começar a se despedir da passarela de madeira da BR-116. O Departamento Nacional de Infraestrutura e Transportes do RS (DNIT/RS) estuda como será feita a remoção da travessia que liga o Centro de Canoas à Rua Dona Rafaela, no Marechal Rondon. Ainda não há data definida, segundo o DNIT, que salienta a complexidade da operação. “A desmontagem e retirada demandam uma logística complicada, inclusive com possível paralisação do tráfego na rodovia”, explica o DNIT em nota.

Há pouco mais de dois meses foi inaugurada a nova passarela, construída para substituir a antiga de madeira. A previsão da autarquia era de remoção da passarela logo após a liberação da nova travessia, entre a Rua Domingos Martins e a Avenida Dr. Sezefredo Azambuja Vieira.

No entanto, as dificuldades do processo ainda adiam a remoção da estrutura.Para retirada, serão necessários cortes na estrutura, com auxílio de plataformas elevatórias, guindaste e carreta. Com tábuas soltas e estrutura desgastada pelo tempo e chuva, a travessia de madeira, por onde centenas de pessoas cruzavam diariamente, foi interditada no mês passado pelo

A nova passarela foi construída a 30 metros da de madeira, com estrutura de aço e concreto. São aproximadamente 1,5 mil pedestres que devem cruzá-la por dia, com maior segurança, conforme o DNIT. Foram investidos R$ 3,5 milhões na instalação da passarela que foi uma das 19 contempladas em plano do Departamento para a BR-116, entre Novo Hamburgo e a capital.A obra foi entregue quase um ano após a previsão inicial da autarquia, para a conclusão da travessia substituta a de madeira. Em 2007, a passarela de madeira já tinha sido destruída. O motivo foi um acidente, quando um motorista de um caminhão não percebeu que estava com a caçamba aberta e atingiu a estrutura de 20 toneladas.O acidente ocorreu na madrugada de 1º de dezembro e ninguém ficou ferido.

 

Fonte: https://www.diariodecanoas.com.br/_conteudo/noticias/regiao/2019/08/2465565-chegando-a-hora-de-dar-tchau-a-passarela-de-madeira.html